Tratamentos Dependência Química – Comece o caminho da recuperação

Tratamentos

Quais são as minhas opções de tratamento de dependência química?

Para muitos indivíduos, o primeiro passo para a recuperação é reconhecer sua luta pessoal com a dependência de substâncias. O próximo passo é encontrar um programa de tratamento que possa ajudar a restaurar a saúde geral, o bem-estar e a felicidade.

Existem inúmeras opções de tratamento que uma pessoa pode escolher. Por exemplo, algumas pessoas com formas graves de dependência entram em um programa de desintoxicação antes de fazer a transição para a reabilitação. Outros podem optar por iniciar a recuperação em um ambiente hospitalar ou ambulatorial . Após o tratamento, recomenda-se continuar a reforçar as lições aprendidas na reabilitação, participando de grupos de apoio e sessões de terapia.

Lembre-se: não existe uma abordagem do tipo “tamanho único” para a recuperação do vício. Qualquer que seja o caminho de tratamento escolhido, certifique-se de que ele tem tudo o que você precisa para ajudá-lo a obter uma recuperação bem-sucedida.

Recuperar-se de um vício não é fácil. Levará uma quantidade significativa de força de vontade e autodisciplina para alcançar e manter a sobriedade a longo prazo. No entanto, você nunca está sozinho nesta jornada. Durante a reabilitação, você construirá fortes relacionamentos com outras pessoas em recuperação que podem se relacionar com o que você está passando. Além disso, sua família, amigos e outros entes queridos têm seus melhores interesses no coração durante este período.

Sua recuperação de um vício depende de quanto você coloca no processo. Descubra as maneiras como um vício é tratado abaixo para entender melhor o que está por vir.

Comece no caminho para a recuperação.

Tipos de tratamento

Os programas de tratamento são diferentes para cada indivíduo e podem ser personalizados com base em suas necessidades e situações específicas. Os tipos mais eficazes de programas de tratamento garantem que os indivíduos em recuperação participem ativamente em todas as etapas do processo.

  • tratamentos em regime de internaçãoReabilitação de pacientes internados

    Nossas Clínicas de Recuperação oferecem programas de tratamento estruturado projetados para abordar todas as facetas do vício de um indivíduo. Durante a reabilitação de pacientes internados, os pacientes residem em uma instalação livre de substâncias e recebem assistência médica e suporte terapêutico 24 horas por dia.

    Rehabs internação são a melhor opção para os indivíduos que lutam contra a dependência crônica, bem como aqueles que sofrem de um distúrbio mental ou comportamental co-occurring.

    Saiba mais sobre reabilitação em regime de internamento.

  • Reabilitação AmbulatorialReabilitação Ambulatorial

    Tratamentos ambulatoriais são outra forma de cuidados de dependência abrangente. Estes programas oferecem muitos dos mesmos tipos de tratamentos e terapias eficazes como reabilitação de pacientes internados. No entanto, a reabilitação ambulatorial permite que os pacientes vivam em casa durante o processo de recuperação. Os pacientes podem continuar trabalhando e cuidando de suas famílias enquanto participam de sessões de tratamento programadas durante a semana.

    É importante ter em mente que as reabilitações ambulatoriais não ocorrem em instalações residenciais; portanto, os pacientes correm maior risco de encontrar gatilhos que desafiem sua sobriedade. Por causa disso, as reabilitação de pacientes ambulatoriais são mais adequadas para indivíduos com formas leves de vício e uma abordagem comprometida e disciplinada para a recuperação.

    Saiba mais sobre reabilitação ambulatorial. 

  • Droga e Álcool DesintoxicaçãoDesintoxicação Droga e Álcool

    A desintoxicação ajuda as pessoas a se retirarem com segurança de drogas ou álcool até que não esteja mais presente em seu sistema. Muitas vezes, é o primeiro passo no tratamento de indivíduos que se recuperam de formas moderadas a graves de dependência.

    Em alguns casos, a desintoxicação de certos medicamentos requer terapia assistida por medicação para ajudar a aliviar a gravidade dos sintomas de abstinência. Medicamentos prescritos durante a desintoxicação são freqüentemente reduzidos até que o paciente não seja mais dependente fisicamente de substâncias que causam dependência.

  • Medicamentos para tratamento da dependência QuímicaMedicamentos para tratamento da dependência

    Durante a desintoxicação e durante o tratamento, os pacientes podem receber medicamentos prescritos para ajudar no processo de recuperação. Esses medicamentos são usados ​​para uma variedade de propósitos, incluindo a administração de sintomas de abstinência, redução do desejo ou tratamento de distúrbios que ocorrem simultaneamente. Medicamentos para tratamento da dependência têm os resultados mais eficazes quando tomados em conjunto com um programa de tratamento abrangente.

    Leia sobre os medicamentos usados ​​no tratamento da dependência.

  • Como proceder em uma internação compulsória

    Uma intervenção ocorre entre os entes queridos e uma pessoa que sofre de um vício, e é frequentemente supervisionada por um especialista em intervenção. A idéia por trás de uma intervenção é ajudar os entes queridos a expressar seus sentimentos de uma maneira construtiva e encorajar uma pessoa a combater um vício a entrar em um programa de tratamento.

    Aprenda sobre o estágio de intervenção.

  • tratamento para dependência química evangélicoTratamento EVANGÉLICO

    Algumas pessoas preferem uma abordagem mais espiritual à sua recuperação. Centros de reabilitação baseados na fé oferecem programas e instalações especializadas que se concentram em torno da fé. Dentro deste tipo de programa de reabilitação, as pessoas em recuperação podem cercar-se de indivíduos com ideias afins que estão à procura de orientação de um poder superior para se manterem fortes na jornada à frente.

    Aprenda sobre a reabilitação baseada na fé e onde encontrar um programa perto de você.

O seu ente querido precisa de ajuda?

Saiba mais sobre como funciona a desintoxicação

 

Terapias para o Tratamento da Dependência Química

As terapias usadas no tratamento da dependência baseiam-se nos padrões de saúde e abuso de substâncias de um indivíduo. Opções para terapia incluem uma série de sessões de terapia individual ou em grupo, que são tipicamente organizadas por conselheiros de vício.

  • Terapia Racional Emotiva

    A Terapia Racional Emotiva Comportamental tem como um dos principais pilares a formas e padrões irracionais e disfuncionais de pensar, sentir e comportar-se estão contribuindo para muitos, embora quase todos, distúrbios humanos, auto-desobrigações emocionais e comportamentais e derrotismo social. A Terapia Racional Emotiva Comportamental geralmente ensina que quando as pessoas transformam preferências, desejos e desejos flexíveis em ditames grandiosos, absolutistas e fatalistas, isso tende a contribuir para perturbações e transtornos. Esses padrões disfuncionais são exemplos de distorções cognitivas .

  • Terapia Cognitiva Comportamental

    A terapia comportamental cognitiva (TCC) é usada para ajudar as pessoas em recuperação a descobrir pensamentos ou sentimentos problemáticos que possam comprometer sua sobriedade ou contribuir para uma recaída. Esta forma de terapia também é útil no tratamento de condições concomitantes, como o transtorno bipolar .

  • A Terapia Sistêmica

    A Terapia Sistêmica  é adequada no Tratamento que utiliza substâncias que circulam na corrente sanguínea, atingindo e afetando células em todo o corpo. Ela ajuda no desenvolvimento da reabilitação do paciente no tratamento contra o uso de drogas e álcool com abordagem terapêutica sistêmica e constelação familiar.

  • Terapia Ocupacional

    A Terapia Ocupacional resgata a autonomia e a qualidade de vida do dependente de drogas e álcool. O dependente químico é um indivíduo que abandonou seus afazeres do cotidiano, suas relações pessoais e familiares, focando-se apenas no uso de tais substância e consequentemente a perda do contato consigo mesmo, causando um grande impacto na esfera biopsicossocial do indivíduo. Dentro destas limitações na vida psíquica, social e produtiva do sujeito, os indivíduos tornam-se potenciais para a intervenção da Terapia Ocupacional.
  • Grupos de apoio

    Depois de terminar um programa de tratamento de dependência, é altamente recomendável se juntar a um grupo de apoio. Grupos de apoio são uma parte instrumental de permanecer no caminho certo, uma vez fora do tratamento, permitindo a continuação do tratamento após a reabilitação. As pessoas que você encontra em grupos de apoio podem oferecer incentivo durante todo o processo de recuperação.

    Há vários grupos de apoio diferentes adaptados a substâncias específicas ou dados demográficos. Encontrar o grupo certo fornece uma comunidade de indivíduos que motivam e inspiram uns aos outros a permanecerem comprometidos com a sobriedade.

    • Programas de 12 passos

      Os programas de 12 passos são considerados o padrão para se recuperar de um vício. Esses programas seguem o modelo de 12 passos de recuperação e as 12 tradições, criadas pelos fundadores dos Alcoólicos Anônimos. Como o programa permite que as pessoas adaptem os passos às suas próprias necessidades, muitos acharam os 12 passos imensamente úteis durante a recuperação.

      Os tipos mais populares de programas de 12 passos são Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos.

      • Alcoólicos Anônimos

        As reuniões dos Alcoólicos Anônimos (AA) fornecem um grupo de indivíduos que podem se relacionar uns com os outros em algum nível sobre seu vício em álcool e como isso afetou sua vida. A maioria das reuniões de AA acontece diariamente ou semanalmente em um ambiente local, como uma igreja ou um prédio comunitário. As reuniões abertas encorajam os membros da família ou entes queridos a participar, enquanto as reuniões fechadas são apenas para os que estão em recuperação.

        Saiba mais sobre o AA.

      • Narcóticos Anônimos

        Narcóticos Anônimos (NA) é um grupo de apoio modelado após Alcoólicos Anônimos que fornece uma comunidade de apoio para aqueles que estão se recuperando de um vício em drogas. Os membros de NA motivam-se mutuamente para permanecer comprometidos com a sobriedade e evitar cair em padrões de abuso. Reuniões geralmente envolvem indivíduos compartilhando suas histórias de dependência e recuperação.

        Saiba mais sobre NA.

    • Conselheiros de Dependência

      O papel de um conselheiro de vício é fornecer apoio imparcial para indivíduos que passam por um programa de tratamento. Os conselheiros criam um plano individualizado para tratamento e cuidados posteriores e realizam sessões de terapia individual ou em grupo.

      Saiba mais sobre os conselheiros de dependência.

    Informações adicionais sobre tratamento

    Principais Centros de Reabilitação de Álcool e Drogas

    É compreensível sentir-se sobrecarregado ao tentar selecionar o melhor programa de reabilitação para você ou para um ente querido. Embora existam muitos para escolher, existem algumas instalações de reabilitação de vício de drogas e álcool notáveis ​​que se destacam entre outros no país. Esses centros são reconhecidos pelo impacto positivo que têm na vida das pessoas em recuperação e em suas famílias, bem como em seus esforços na defesa do tratamento de dependência.

    Mitos do tratamento da dependência química

    Apesar do aumento do conhecimento público sobre a realidade do uso de substâncias, ainda existem equívocos que cercam o processo de dependência e recuperação. Descubra a verdade sobre a reabilitação de drogas e obtenha as respostas para os maiores mitos, incluindo:

    • O tratamento é apenas para os ricos e famosos?
    • Será que uma pessoa tem que bater no fundo do poço antes de obter ajuda?
    • As pessoas podem ficar sóbrias por conta própria?

    Leia mais sobre os mitos do tratamento