Tratamento sem Internação para Dependência Química
Inicialmente é importante salientar que a dependência química é uma doença que envolve o uso de substâncias químicas e ou alcoólicas, (SPA – Síndrome de Dependência a Substâncias Psicoativas) sejam elas lícitas ou ilícitas, uma doença progressiva, com consequências destrutivas para si e para os que compõem a sua volta.
Dentro de uma breve análise cognitiva comportamental observamos que o indivíduo que faz o uso de tais substâncias, o faz a procura de um prazer imediato, pois já não possui habilidades ou repertório comportamental suficiente para trabalhar com suas questões emocionais, essas provocadas por crenças e pensamentos automáticos disfuncionais. Dentro de todo esse contexto, vale ressaltar que embora se trate de uma doença progressiva, há tratamento, e as chances aumentam de o indivíduo buscar ampliação da sua qualidade de vida sem o uso de drogas, a partir do momento que o mesmo busca ajuda, compreende que já não tem domínio sobre a doença, que necessita de cuidados e orientações especificas.
A Clínica Especializada C-TES, a partir da abordagem cognitiva comportamental e tratamento multidisciplinar possui um método de tratamento voluntário sem internação, ou seja, ambulatorial, para que possamos tratar do indivíduo dependente de substâncias psicoativas e de seu contexto familiar sem que o mesmo esteja internado, preservando seu meio social e familiar, de tal maneira o paciente será ouvido, acolhido, orientado com intervenções, psicológicas, médica psiquiátrica, física e nutricional com técnicas baseadas nos princípios da Clínica de Reabilitação desenvolvendo um Plano de Tratamento Diferenciados por Perfil de Paciente.

O paciente poderá ter a experiência e desfrutar de uma vida sem drogas e de um tratamento especializado, e a partir disso mantém seus ganhos comportamentais dentro do seu ambiente social e familiar.
Como funciona o tratamento sem internação?
O tratamento sem internação possui etapas bem definidas para a ação que deve desenvolver em prol do dependente, tais como: Terapia Cognitiva Comportamental, Terapia Racional Emotiva, Neuropsicologia, Psico-educação, Terapia Ocupacional, Psicoterapia Individual e em Grupo, Plano de Prevenção a Recaída, Atendimento Psicológico e Psiquiátrico. Como todo tratamento, este também requer acompanhamento profissional e qualificado para obter os resultados desejados.