Síndrome de Dependência a Substâncias Psicoativas

Clinica de Recuperação
Confira os sinais e sintomas para preenchimento de critérios que caracterizam a síndrome da dependência de drogas, álcool e outras substâncias Psicoativas (SPA).

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), para se realizar o diagnóstico de Síndrome da dependência de uma SPA o indivíduo deverá apresentar em sua história clínica de consumo pelo menos (3) desses (7) sintomas descritos acima. Quando apresenta (2) sintomas fala-se em uso nocivo. A literatura científica aponta que cerca de 90% dos indivíduos que se enquadram no diagnóstico de uso nocivo evoluem para a Síndrome de dependência em 1 ano se não submeterem-se a um tratamento especializado.

Quais são os SINAIS e SINTOMAS que caracterizam o SPA?



1-COMPULSÃO PARA O CONSUMO (incapacidade de colocar barreiras no desejo de consumir uma vez tenha iniciado o consumo);

2-AUMENTO DA TOLERÂNCIA (necessidade de doses crescentes de SPA para alcançar efeitos antes obtidos com doses mais baixas);

3-SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA (aparecimento de sintomas físicos ou da esfera psíquica quando a SPA é retirada ou diminuída);

4-ALÍVIO OU EVITAÇÃO DOS SINTOMAS DE ABSTINÊNCIA (passa a buscar a SPA antes que ela acabe no intuito de não experimentar o desconforto da síndrome de abstinência)

5-SALIÊNCIA DO CONSUMO (o consumo da SPA se torna a prioridade na vida do indivíduo, deixando de lado outras atividades outrora valorizadas como, laser, família, profissão, relacionamentos afetivos, atividade sexual, etc...

6-ESTREITAMENTO DO REPERTÓRIO DO USO (a medida que progride a dependência da SPA, o consumo deixa de estar relacionado a eventos sociais e o indivíduo passa a perder seus referências, consumir nos locais de trabalho, entrando muitas vezes para os guetos, favelas, e isolamento total.

7-REINSTALAÇÃO DA SÍNDROME DE DEPENDÊNCIA (essa é uma síndrome que pode ficar anos sem sintomas , isto é , o indivíduo ficar anos sem consumir, mas uma vez que volte ao uso tende a se reinstalar em poucos dias com todos os sintomas acima descritos.

A importância desse conceito é que ele consegue tirar a ideia estigmatizante e moral acerca do problema da dependência química.

A Síndrome da dependência de SPA, possui critérios biológicos, psicossociais, familiares e ambientais em sua etiologia.
Solicite agora o tratamento e tenha maiores informações, pela nossa Central de Atendimento ou nos envie um e-mail em nossa página de Contatos.