• 30
  • Junho
  • 20
Clinica de Recuperação
Autor

10 Perguntas sobre Drogas e Álcool

1.  O que é DROGA?

Droga é atualmente definida pela medicina como “qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento”.

Existem drogas naturais, obtidas por meio de determinadas plantas, animais e alguns minerais, e drogas sintéticas, fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. As drogas também podem ser classificadas como lícitas e ilícitas. Lícitas quando o uso é permitido por lei e aceito pela sociedade; ilícitas quando o uso é proibido por lei.

No senso comum, o termo droga está associado às substâncias proibidas, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, que causam mudanças nas funções, sensações, humor e comportamento da pessoa, como a maconha, a cocaína e o crack. Porém, do ponto de vista da saúde, muitas substâncias lícitas podem ser igualmente ou até mais perigosas, como, por exemplo, o álcool e o tabaco.

2.  O que são drogas psicotrópicas?

As drogas psicotrópicas são um tipo específico de droga. Estas, geralmente, têm maior potencial para o uso indevido e abuso, pois atuam sobre nosso cérebro, alterando de alguma maneira nosso psiquismo, podendo deprimir, estimular ou perturbar a atividade do sistema nervoso central (SNC).

As pessoas utilizam as drogas psicotrópicas para produzir mudanças nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional.

As alterações causadas por essas substâncias variam de acordo com as características do usuário; da droga utilizada e da quantidade ingerida; do efeito esperado da droga; e das circunstâncias em que ela é consumida.
Clinica de Recuperação
3.  O que são drogas DEPRESSORAS do sistema nervoso central?

São drogas que diminuem a atividade mental. Afetam o cérebro fazendo com que funcione de forma mais lenta.
4.  O que são drogas ESTIMULANTES do sistema nervoso central?

São drogas que aumentam a atividade mental. Afetam o cérebro fazendo com que funcione de forma mais acelerada.
5.  O que são drogas PERTURBADORAS do sistema nervoso central?

São drogas que alteram a percepção e provocam distúrbios no funcionamento do cérebro, fazendo com que ele passe a trabalhar de forma desordenada, numa espécie de delírio. São também conhecidas como drogas alucinógenas.

6.  Qual a classificação das drogas mais conhecidas em relação aos seus efeitos no cérebro?

 





 

 

 

 

 

7.  O que é compulsão para o consumo de drogas ou “fissura”?

Refere-se à experiência de um desejo incontrolável de consumir a substância. O indivíduo imagina-se incapaz de colocar barreiras a tal desejo e sempre acaba consumindo.

 

8.  O que é tolerância à droga?

É a necessidade de doses cada vez maiores da droga para alcançar os efeitos originalmente obtidos com doses mais baixas. Isso ocorre porque o organismo se habitua e se adapta à presença da droga no corpo.
9.  O que é síndrome de abstinência?

É o surgimento de sinais e sintomas físicos desagradáveis de intensidades variáveis que aparecem quando o usuário para ou reduz abruptamente o consumo da droga.
10.  O que é dependência Química?

É quando a pessoa não consegue parar de consumir a droga, porque o organismo acostumou-se com a substância e sua ausência provoca sintomas físicos aversivos (síndrome da abstinência), ou porque a pessoa acostumou-se a viver sob os efeitos da droga, sentindo um grande impulso de usá-la com frequência (fissura).

Existem duas formas principais em que a dependência se apresenta: a física e a psicológica:

•  Dependência física: caracteriza-se pela presença de sintomas e sinais físicos que aparecem quando o indivíduo para de tomar a droga ou diminui bruscamente o seu uso, ou seja, quando o indivíduo apresenta a síndrome de abstinência.

Os sinais e sintomas de abstinência dependem do tipo de substância utilizada e aparecem algumas horas ou dias depois que ela foi consumida pela última vez.

•  Dependência psicológica: corresponde a um estado de mal-estar e desconforto que surge quando o dependente interrompe o uso da droga. Os sintomas mais comuns são: busca compulsiva pela droga ou fissura; ansiedade; sensação de vazio; e dificuldade de concentração.
Solicite agora o tratamento e tenha maiores informações, pela nossa Central de Atendimento ou nos envie um e-mail em nossa página de Contatos.