Medicamentos para tratamento da dependência quimica

Medicamentos para tratamento da dependência química

Muitos planos eficazes de tratamento da dependência química requerem o uso de outras drogas para aliviar os sintomas de abstinência e reduzir a probabilidade de recaída.

Como os medicamentos ajudam no tratamento da dependência química

A medicação pode tornar mais fácil para os adictos em recuperação permanecerem sóbrios. Muitas pessoas estão tentando desistir de drogas ou recaídas de álcool porque não conseguem lidar com os sintomas de abstinência.

Certos medicamentos podem imitar os efeitos de drogas viciantes, o que alivia os sintomas de abstinência e os desejos.

Medicamentos para tratamento de dependência podem ser prescritos como parte de um programa de reabilitação de pacientes internados ou ambulatoriais. Os médicos podem ajustar as doses durante o tratamento para garantir que as pessoas dependentes tenham a melhor chance de alcançar a sobriedade.

Perguntas sobre tratamento?

Obtenha ajuda confidencial 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ligue agora para: 0800 606 4662

  • Acesso aos principais centros de tratamento
  • Cuidar, orientação de apoio
  • Opções de assistência financeira

Desintoxicação de Drogas e Álcool 

Durante os estágios iniciais de recuperação, o corpo deve se livrar das drogas. Isso é chamado de período de desintoxicação. A desintoxicação pode durar vários dias a várias semanas dependendo da droga. Lidar com sintomas de abstinência é muitas vezes a parte mais desafiadora da desintoxicação. Durante a desintoxicação, os ex-usuários de drogas experimentam muitos sintomas desconfortáveis. Algumas delas podem incluir:

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Náusea
  • Convulsões
  • Dores musculares
  • Suando

Medicamentos diferentes são usados ​​para tratar diferentes sintomas de abstinência. Algumas das drogas que os médicos prescrevem na desintoxicação incluem:

  • Benzodiazepinas

    Essas drogas reduzem a ansiedade e a irritabilidade. A ansiedade é um sintoma comum de abstinência de muitas drogas, incluindo cocaína e opiáceos como a heroína. Benzos têm um efeito sedativo, o que ajuda a facilitar a retirada do álcool. Os médicos são cautelosos ao prescrever benzos porque são viciantes.

  • Antidepressivos

    Sem drogas, uma pessoa viciada não pode produzir quantidades naturais de substâncias químicas indutoras da felicidade em seu cérebro. Porque eles contaram com drogas para mantê-los felizes por tanto tempo, pessoas em desintoxicação muitas vezes sofrem de depressão. Antidepressivos como Zoloft e Prozac podem ajudar a aliviar esses sentimentos até que o cérebro seja capaz de produzir substâncias químicas indutoras da felicidade por conta própria.

  • Clonidina

    Usado para tratar abstinentes de álcool e opiáceos, a clonidina reduz a sudorese, cãibras, dores musculares e ansiedade. A clonidina também pode interromper tremores e convulsões.

A gravidade dos sintomas de abstinência varia com base no uso de drogas no passado. Aqueles que tomam drogas em altas doses por um período prolongado apresentam os piores sintomas.

Desintoxicar-se do álcool ou dos benzodiazepínicos como o Valium ou o Xanax pode ser mortal, portanto as pessoas com esses vícios nunca devem abandonar o “peru frio”. As retiradas de outras drogas nem sempre são fatais, mas complicações ainda podem surgir. Ajuda médica garante segurança e sucesso na desintoxicação. Se você está sofrendo de um vício, fale com alguém que possa ajudar agora .

Medicamentos de Desintoxicação do Álcool

Abusar o álcool regularmente por um longo período pode prolongar os sintomas de abstinência, com duração de semanas a meses. Este fenômeno é chamado de síndrome de abstinência prolongada ou pós-aguda (PAWS). A terapia de manutenção pode aliviar o PAWS e também reduzir os desejos ou tornar o usuário incapaz de tolerar o álcool. Estes medicamentos geralmente vêm como um comprimido que os pacientes tomam todos os dias.

Medicamentos para dependência de álcool incluem:

  • Naltrexona (Vivitrol)

    A naltrexona bloqueia os receptores no cérebro que produzem efeitos agradáveis ​​do álcool. Também subjuga o desejo de beber. A naltrexona pode causar algumas náuseas ou dores de cabeça. Pode ser administrado por injeção a cada quatro semanas.

  • Acamprosato (Campral)

    Este medicamento alivia o estresse emocional e físico causado pelo vício em álcool. A recuperação de alcoólatras pode começar a tomar acamprosato depois de completar a desintoxicação. Acamprosato reduz o desejo de beber, impedindo sentimentos negativos, como ansiedade e depressão.

  • Dissulfiram (Antabuse)

    O dissulfiram foi o primeiro medicamento aprovado para o alcoolismo. Se uma pessoa tomando disulfiram bebe, a medicação causa efeitos colaterais como náuseas e vômitos. A ideia é que aqueles que tomam disulfiram não bebam se isso os deixar doentes.

Saiba mais sobre o tratamento para dependência de álcool.

Comece no caminho para a recuperação.

Medicamentos de dependência de heroína e opiáceos

Os opiáceos incluem heroína, morfina e analgésicos narcóticos como o Oxycontin. Medicamentos para o tratamento de opiáceos e heroína aliviam os desejos e os sintomas de abstinência. Estes medicamentos são geralmente fornecidos em comprimidos diariamente. Algumas pessoas experimentam a abstinência de heroína e opiáceos por apenas uma semana. Outros podem ter sintomas de abstinência a longo prazo. Os sintomas de abstinência podem durar meses ou anos em alguns casos. Medicamentos de substituição a longo prazo podem interromper os desejos e PAWS. Ex-usuários podem normalmente tomar medicamentos pelo tempo que for necessário.

Medicamentos para dependência de heroína e analgésicos incluem:

  • Metadona

    A metadona é um opiáceo usado para vícios de opiáceos moderados a graves. Ele funciona ligando-se aos mesmos receptores no cérebro como heroína e analgésicos, mas a metadona não eleva o usuário. Isso ajuda a suprimir os desejos e os sintomas de abstinência. A metadona é usada com cautela porque algumas pessoas se tornaram viciadas no lugar de heroína e analgésicos. As clínicas de metadona dispensam a droga diariamente para evitar abusos. Saiba mais sobre metadona .

  • Buprenorfina (Suboxone)

    A buprenorfina funciona da mesma maneira que a metadona, mas é menos regulada porque o potencial de dependência é menor. Os usuários de buprenorfina podem levar o remédio para casa em vez de ir a uma clínica todos os dias para obtê-lo.

  • Naltrexona

    A naltrexona funciona da mesma maneira para o vício em opiáceos do que para o vício em álcool. Ele pára o desejo de usar. Funciona para ambos os vícios porque o álcool e os opiáceos ativam alguns dos mesmos receptores no cérebro.

  • Desintoxicação médica e reabilitação

    Algumas pessoas escolhem desintoxicar-se por conta própria. Isto não é apenas mais difícil, mas também mais perigoso do que desintoxicar com um médico. A desintoxicação médica é a melhor maneira de ficar sóbrio em um ambiente seguro e confortável. Para aqueles viciados em álcool ou benzos, desintoxicação médica é uma obrigação.

    Uma desintoxicação supervisionada é o primeiro passo para tratar qualquer tipo de dependência.

    Uma desintoxicação supervisionada pode aliviar problemas de saúde. Os médicos rastreiam a frequência cardíaca, a temperatura, a taxa de respiração e os níveis de fluidos do paciente. Os médicos ajudam a aliviar qualquer desconforto que o paciente esteja sentindo. Eles também ajustam quaisquer doses de medicamentos de acordo com as necessidades do paciente e fazem planos de longo prazo para medicação. Aqueles com problemas de saúde separados também devem procurar desintoxicação médica. As retiradas podem complicar problemas como a hipertensão arterial. Um médico pode evitar qualquer problema.

    Desintoxicação é muitas vezes uma parte de reabilitação de pacientes internados. Na maioria dos casos, a reabilitação em regime de internamento leva de 30 a 90 dias. A primeira semana consiste em desintoxicação observada de perto. A reabilitação inclui outros tratamentos, como terapia comportamental, para tornar a recuperação mais bem sucedida. Se você ou um ente querido precisa de ajuda para ficar sóbrio, procure uma reabilitação com desintoxicação médica agora .